Megumi Yuasa Brasil, 1938
PT
Através da pesquisa de técnicas combinadas que variam entre a cerâmica, a utilização de metais, e a mistura esmaltada de óxidos e cinzas, Megumi Yuasa atesta em sua obra: tudo é uma coisa só, e tudo é parte do planeta.[1] Dentro dessa cosmologia, o artista retoma sequencialmente elementos que nos levam à sua infância e aos seus princípios. Em sua produção testemunhamos um território no qual se dá uma combinação de elementos – ar, fogo, terra e água – capaz de reinventar equilíbrios e sutilezas.
Ainda pequeno Megumi costumava brincar com os irmãos ao redor de uma figueira que existia no quintal da casa de seus pais em São Paulo. Começava ali a experiência com um elemento que se tornaria central em seu trabalho: a árvore. Ao longo do tempo, o artista realizou diferentes esculturas ao redor desse mesmo motivo. Em pequenas e médias escalas, com uma variedade de tons terrosos, em nada distante do gradiente de cores que a argila oferece. No entanto, como Megumi sempre combinou materiais diversos incorporados à cerâmica – o que inicialmente foge de concepções tradicionais de ceramistas orientais – não é raro ver a mistura de tintas acrílicas e cinzas, por vezes de tons esverdeados, nos esmaltes que cobrem as copas e os troncos das árvores.
Artista que cultiva o gesto constante de reflexão sobre a própria obra, Megumi expande seu pensamento visual para outras linguagens, como por exemplo a poesia. No poema Árvore, escrito no inverno de 2001, vemos uma síntese das múltiplas referências que suas figueiras representam:
“[...] Ponte entre tempo, espaço e conhecimento,
explosão de energia e elegância,
beleza força e fantasia,
ninho, concha e abrigo de todas as moradas,
tensão e equilíbrio,
brinquedo, memória e amizade. [...]”
Por fim, é possível entender as diferentes árvores de Megumi como formas do artista não perder os devaneios preliminares daquela criança que ainda hoje o ensina a compreender o mundo.
EN
By researching combined techniques that vary between ceramics, the use of metals, and the glazed mixture of oxides and ashes, Megumi Yuasa attests in his work: everything is one thing, and everything is part of the planet1. Within this cosmology, the artist sequentially takes up elements that take us back to his childhood and his principles. In his production we witness a territory in which there is a combination of elements – air, fire, earth and water – capable of reinventing balances and subtleties.
As a child, Megumi used to play with his siblings around a fig tree in the backyard of his parents' house in Sao Paulo. That was the beginning of his experience with an element that would become central to his work: the tree. Over time, the artist made different sculptures around this same motif. On small and medium scales, with a variety of earthy tones, not far from the gradient of colors that clay offers. However, as Megumi has always combined different materials incorporated into ceramics – which initially departs from the traditional conceptions of Oriental ceramists – it is not uncommon to see a mixture of acrylic paints and ashes, sometimes in greenish tones, in the glazes that cover the tops and trunks of trees.
An artist who constantly reflects on his own work, Megumi expands his visual thinking to other languages, such as poetry. In the poem Árvore, written in the winter of 2001, we see a synthesis of the multiple references that his fig trees represent:
"[...] Bridge between time, space and knowledge,
explosion of energy and elegance,
beauty, strength and fantasy,
nest, shell and shelter of all dwellings,
tension and balance,
toy, memory and friendship. [...]"
Finally, it is possible to understand Megumi's different trees as ways for the artist not to lose the preliminary daydreams of that child who still teaches him to comprehend the world nowadays.
[1] Revista Classe – Revista de bordo da TAM. ANO/YEAR X V Nº1978/1999 – p. 84.
1 Revista Classe – Revista de bordo da TAM. ANO/YEAR X V Nº1978/1999 – p. 84.
Exposições
Megumi Yuasa. Gomide&Co: São Paulo, 22 de agosto a 26 de outubro de 2024 [August 22nd to October 26th, 2024]Aberto/02. Casa Domschke: São Paulo, 13 de agosto a 17 de setembro de 2023 [August 13th to 17th September, 2023]