A Gomide&Co, em ocasião da Art Basel Miami Beach 2022, que ocorre entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, têm o prazer de anunciar o projeto colaborativo que apresenta, de forma inédita, peças de mobiliário desenvolvidas por Lina Bo Bardi durante o período de atividade do Studio d'Arte Palma, um Cavalete de cristal histórico assinado por Lina e uma seleção de obras significativa, que tem como fio condutor suas aproximações com a arte popular brasileira.
O Studio d'Arte Palma (1948-1950), que tem a maioria das peças assinadas por Bo Bardi – outras em co-autoria com Giancarlo Palanti –, sintetizou de forma inovadora suas raízes modernistas e o vocabulário formal, técnicas e materiais brasileiros. Seus desenhos, cores, e usos testemunharam uma aplicação pioneira e notoriamente autoral que entendeu o mobiliário como fruto de um pensamento complexo, mas não menos acessível. O conjunto de móveis apresentados foi exclusivamente desenhado para a Casa Bittencourt, e será exposto em parceria nos estandes da Gomide&Co e da Galeria Luisa Strina.
A seleção de obras reúne artistas cujas práticas e linguagens artísticas caminharam ao lado da variedade de projetos expográficos, curadorias e ativações assinadas por Bo Bardi entre as décadas de 1940 e 1980. É com a fundação do MASP – Museu de Arte de São Paulo, em 1947, que suas ideias assumiram configurações distintas, e a arquiteta pôde dar vida a projetos icônicos, como as mostras coletivas Bahia no Ibirapuera (1959), Nordeste (1963) e A mão do povo brasileiro (1969), entre outros.
Ao lado de artistas do programa da galeria, como José Resende, León Ferrari e Lenora de Barros, poderão ser vistas esculturas de madeira de Nino – João Cosmo Felix –, pinturas de Jaider Esbell, Amadeo Luciano Lorenzato, José Antonio da Silva e Cássio M'Boy, além de artistas imprescindíveis para o estabelecimento de um panorama subjetivo e afetivo da arte brasileira, como Mira Schendel, Lygia Clark e Leonilson.
Próxima do artista Cássio M'Boy, que realizou sua primeira mostra individual no MASP, em 1950, e de José Antonio da Silva – que em sua primeira exposição na Galeria Domus, em 1948, teve 14 pinturas adquiridas pelo casal Bo Bardi –, o pensamento de Lina foi informado pela prática autodidata desses artistas e estabeleceu aproximações singulares entre imagens e intencionalidades distintas, visando a valorização da arte popular em um momento em que as atenções se voltavam para a especialização da linguagem artística e a institucionalização da posição do artista dentro do sistema de arte.
A justaposição de diferentes conceitos e a verve experimental de Lina pode ser sintetizada na criação do Cavalete de cristal (1968/1996). O suporte, utilizado como principal modelo expositivo da pinacoteca do MASP até 1996, é um exemplo excepcional do pensamento desenvolvido por Lina nas décadas anteriores: o da obra de arte que se insere no espaço, o habitando e o transformando. O contraste de materiais do cavalete reflete sua proposta de espaço totalizante, simultaneamente obra e percurso; exercício que buscamos reproduzir, a partir de uma pesquisa minuciosa sobre a arquiteta, em nosso roteiro.
Por fim, além da participação no setor principal, a Gomide&Co apresenta um Kabinett dedicado à artista Maria Lira Marques (1945), figura central na arte desenvolvida no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Será apresentado um conjunto de obras da artista que engloba sua produção recente e obras inéditas, produzidas na década de 1990, sobretudo na pintura com pigmentos naturais sobre suportes variados – papel, placa, tela e pedra.